Pages

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Indicados ao Oscar de Melhor Curta de Animação



A 85° edição do Oscar irá ocorrer no próximo dia 24 de Fevereiro de 2013.
Este talvez seja a edição mais imprevisível e aguardada dos últimos anos.
Seja pelo alto nível dos concorrentes e as mudanças constantes de favoritismos entre os indicados, ou seja pela promessa de uma premiação mais dinâmica e interessante do que vem sendo feita nos últimos dez ou oito anos.
Esta edição, contara ainda com o diferencial de que na maior parte do planeta, a maioria do publico pode e poderá conferir grande parcela dos indicados em todas as categorias antes da premiação. O que com certeza reaproximara a audiência.
Entre as categorias, a de melhor Curta de Animação, sempre foi uma das mais difíceis de se conseguir obter divulgação e mais ainda em conseguir ser vistas, antes e mesmo depois da premiação. Mas este ano, todas as 5 indicados podem ser vistos de graça através da internet.
Abaixo, os 5 curtas que concorrem nessa categoria, com pequenos comentários acerca deles.



Paperman

Com Direção de John Kahrs, esse curta da Disney segue a história de um jovem solitário na cidade de Nova Iorque do meio do século, cujo destino toma um rumo inesperado após um encontro casual com uma mulher bonita na ida ao trabalho pela manhã. Convencido de que a garota dos seus sonhos foi embora para sempre, ele ganha uma segunda chance quando a vê em uma janela de um arranha-céu na avenida de seu escritório. Com apenas o seu coração, imaginação e uma pilha de papéis para obter a sua atenção, seus esforços não são páreo para o que o destino tem reservado para ele.
O grande diferencial desse trabalho esta na concepção da técnica de animação. Que consiste numa técnica que mistura animação convencional, desenho a mão, com animação digital. Essa técnica é chamada de "final line advection". É a primeira vez que essa técnica é apresentada, a qual promete revolucionar as animações daqui para frente. Basicamente é a junção do 2D com o 3D. Isso confere um resultado ainda mais belo e com efeito impressionante de imersão aos traços. No vídeo abaixo é possível observar alguns dos efeitos criados pela técnica:



O filme é narrado de forma nostálgica, impulsionado pela belíssima trilha sonora orquestral que se encaixam perfeitamente nas cenas mostradas. Com uma fotografia totalmente em preto e branco- com exceção da marca de um beijo em vermelho - o filme ainda consegue o feito de trazer uma edição de som surpreendente  principalmente em seus momentos finais.

Assista ao Curta:



Maggie Simpson: The Longest Daycare

Com direção de David Silverman, este curta narra as aventuras exclusivamente de Maggie Simpson numa creche.

O Curta apesar de não apresentar nada de surpreendente ao que ja estamos acostumados do humor e técnica tipicas dos Simpsons, se destaca aqui, unica e exclusivamente pela técnica 3D nos seus Gráficos  em 2D não ha percepção alguma disso, mas mesmo em 3D não é nada demais - e por suas referencias as grandes narrativas de suspense do cinema. Aliados ao fato de não possuir nenhum dialogo, nem mesmo do de Marge Simpson- sua mãe- nos poucos segundos em que surge em tela.
Com um final bonitinho, repleto de ensinamentos morais, o curta é o tipico representante do "o que um nome de peso pode fazer". Bom, nada mais que isso.

Assista ao curta:



Head over Heels

Diretamente do Reino Unido e com direção de Timothy Reckart esta animação, narra a historia de um casal de meia idade que vivem em mundos paralelos. ou melhor, em gravidades inversas.
A casa onde moram viaja através do espaço/céu girando copiosamente, enquanto eles vivem uma vida normal no interior da casa, sem serem influenciados pelos movimentos da casa. Porem o normal aqui para eles, consiste no marido viver do lado de baixo da casa e a mulher do lado de cima. Um de ponta cabeça para o outro. onde a gravidade de ambos estão paralelamente inversas com o do outro. Com um casamento desgastado, eles vão perceber que a distancia e as diferenças no relacionamento deles podem ser maiores do que a gravidade existente entre eles.

O filme é captado pela técnica Stop Motion, e tem uma direção de arte carregada nos detalhes. Principalmente no interior da casa de madeira. As metáforas existentes ali para caracterizar o relacionamento e o distanciamento de ambos é fantástico, de forma inteligente e também sem diálogos  o filme vai traçando uma analise metódica dessa relação amorosa de maneira sutil e extremamente sensível  causando empatia imediata no espectador. Um conto fantástico que emociona e é muito bem realizado. Destaque para as cenas externas.

Assista ao curta:


Fresh Guacamole

Com direção inventiva do artista, argumentista e diretor PES, esse curta mostra o processo de preparação de Um Guacamole - especiaria- com objetos relacionados a jogos.

O diretor já havia feito algo semelhante com o curta chamado "Western Spaghetti", que como o nome sugere, consistia na preparação de Um spaghetti utilizando os objetos que houvessem pela frente, para se assemelharem aos produtos utilizados num spaghetti de verdade.
Veja:




O interessante da técnica em Stop Motion, é que ela se trata de um Stop Motion Live, com objetos reais. A sonoplastia também é muito bem conduzida e o tratamento dado as imagens impressionam pela qualidade.
Além é claro da inventividade de relacionar os produtos, alimentos com os objetos e peças de jogos, como cartas, dados, cubos mágicos e peças de xadrez. Um curta em todos os sentidos da palavra - pouco mais de 1 minuto de duração- e que serve ao seu proposito de modo objetivo.

Assista ao Curta:




Adam and Dog

Contando com um time de nomes relevantes no mundo artístico e encabeçado pelo Diretor Minkyu Lee, este talvez seja o curta mais ousado dentre os indicados em termos narrativos.

o curta mostra as descobertas e o inicio da relação de um cão ao encontrar um homem.

O filme em 2D, feito a mão, faz lembrar muito os antigos desenhos animados feitos pela Disney, antes da era digital. Os cenários milimetricamente compostos e estáticos, como pinturas de quadros, enquanto somente os objetos que terão interação com os personagens se movem ou  adquirem alguma profundidade de campo.

A animação possui um visual belíssimo  com grandes planos abertos mostrando o Paraíso  Isso porque a força e o interessante neste curta é a relação bíblica que ele tem. O curta faz alusão ao primeiro cão criado e ao primeiro Homem (Adão, daí o nome Adam ali). Porem o curta não se utiliza de mensagem doutrinais ou de catequismos, muito pelo contrario, o final extremamente emocionante, revela uma abertura para uma discussão pertinente acerca do amor do bicho pelo homem através nos seculos. Tudo é mostrado sob a perspectiva do cão.

Sem diálogos  - a menos que se considere os latidos do cão - o Curta ainda conta com uma trilha sonora delicada em tons baixos e uma mixagem de som, repleta de sons da natureza.

Comovente, triste, reflexivo e muito bem feito. O mais longo dentre os 5 indicados, com pouco mais de 15 minutos de duração - que valem a pena-.

Assista ao curta:



0 comentários:

Postar um comentário