Pages

sábado, 13 de abril de 2013

Critica: ContraCorrente


Uma história de amor em meio a rígidas tradições. Um pescador de uma pequena cidade peruana tenta conciliar uma nova paixão com o casamento, sem poder levantar maiores suspeitas.

Essa é a sinopse oficial que é divulgada, mas não faz jus a esse singelo grande filme peruano que conquista justamente por ir contra a corrente de seus similares vastos por ai.

Contracorrente do diretor Javier Fuentes-León a principio pode lembrar bastante ao brasileiro “Dona flor e seus dois maridos”, e não é errado compara-los- a principio- uma vez que o próprio diretor revelou o gosto por essa obra de Jorge Amado, numa clara referencia e homenagem. Alias o Brasil permeia alguns detalhes e momentos da projeção, seja por citar novelas ou grandes astros do passado de nosso país, ou mesmo nossa marca registrada o futebol.

Porem, o que Contracorrente faz é sobrepujar preceitos ao elevar a relação a três num patamar idílico, de forma crível e sensível, mesmo que peque ao não se permitir cair no melodrama que aqui se justificaria e seria passível de culpa.

O roteiro assinado pelo próprio diretor conta a historia de Miguel, pescador humilde e líder de uma comunidade local no litoral do Peru. Casado com Mariela, Miguel esta esperando o primeiro filho do casal. Muito respeitado por todos da comunidade, Miguel é o responsável por levar os corpos dos mortos ate o mar, onde ele os oferece como forma de purificação para que suas almas possam descansar, de acordo com a crença local.

Porem um relacionamento extra-conjugal em total sigilo assola sua mente e coração. Essa relação se dá com Santiago, um pintor e fotografo gringo que é mal visto pela comunidade, pois recaem sobre ele justamente suspeitas de sua sexualidade. Após uma briga intensa entre Miguel e Santiago, uma fatalidade ocorre no mar, e Miguel se vê numa sucessão de duvidas e escolhas que colocam em cheque sua vida e sua própria identidade dali para frente.

Uma historia não tão incomum assim no cinema, um triangulo amoroso, interrompido pela morte e a volta do amado. Porem o que o filme consegue fazer é tornar essa relação tão natural, envolta em tantas duvidas preconceitos, hipocrisia, que levanta inúmeras questões morais e éticas, reflexões que acompanham o filme todo de maneira pontual e verossímil.

É a não aceitação do próprio Miguel com sua afeição por Santiago, é a mulher Mariela, grávida, apaixonada, tentando resgatar um casamento sem saber como, é o amor, e a devoção de Miguel pela mulher o filho e o amante de maneira intensa e o sofrimento justamente por isso, é o medo e a discriminação de amigos, são segredos, religião.

Tudo isso, é aliado a uma fotografia soberba, repleta de cores típicas e marcantes latinas, o amarelo, o vermelho, o azul, o verde, mesmo no litoral, a praia e o mar fundidos em takes com o deserto, numa clara metáfora dos opostos em conjunção entre conflito e harmonia. A nudez e o sexo são tratados de maneira usual sem ser apelativa, os quadros de filmagem assume enquadramentos que nos remetem as próprias pinturas de Miguel, repleta de detalhes e simetria, tais qual a direção de arte que se beneficia pelas excelentes locações.

Mesmo se tratando de uma produção multinacional ( Peru, Colômbia, França, Alemanha e Bolívia entre financiamentos e elenco), o filme carrega uma identidade peruana forte, seja pelos costumes culturais locais bem explorados, seja pela trilha sonora característica ou mesmo os figurinos que não nos deixa esquecer nem por um segundo em que cultura estamos inseridos.

Um drama romântico carregado, mas que, contudo não consegue se permitir em nenhum momento ser mais melodramática, falta lagrimas, falta o choro que tal historia merecia produzir, um filme que é belo e coeso sim, competente em seus diálogos e na construção de personagens complexos e fortes, mas que não os deixa em nenhum momento – talvez com exceção do ultimo ato que é brutalmente emotivo- ser piegas, no sentido bom da expressão. Falta emoção na morte de Santiago, falta emoção nas brigas, nas discussões. Um pena.
Mas mesmo isso não apaga o trabalho fantástico da trama bem amarrada.

Uma pequena grande obra que merece ser vista, discutida e analisada, que tal qual seu nome propício é uma contra corrente na mesmice que se encontra com tais temas hoje em dia. 

Pertinente e usual. 
Recomendo.  

Trailer



FICHA TÉCNICA

Diretor: Javier Fuentes-León
Elenco: Tatiana Astengo, Manolo Cardona, Cristian Mercado
Produção: Javier Fuentes-León, Rodrigo Guerrero
Roteiro: Javier Fuentes-León
Fotografia: Mauricio Vidal
Trilha Sonora: Selma Mutal Vermeulen
Duração: 100 min.
Ano: 2009
País: Peru/ Colômbia/ França/ Alemanha
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos









0 comentários:

Postar um comentário